2009 Digital Year !

Manifesto

Uma crise atinge os Estados Unidos e se espalha pelo mundo.

O novo presidente americano é eleito, graças a uma campanha construída, em grande parte, pelos próprios eleitores.

Ao assumir o cargo, uma das primeiras frases do novo presidente é:
“O mundo mudou. Nós precisamos mudar.”

A crise, o presidente, a campanha e a frase não surgiram juntas por acaso. Juntas, elas dão uma pista do que fazer em 2009.

Vamos começar pela crise. Ela foi causada por uma enxurrada de papéis que foram lançados no mercado sem ter valor real. Quando se descobriu isso, bancos já estavam fechando as portas e deixando uma lição: é melhor investir no que existe. No que tem retorno garantido e mensurável.

O que nos leva à campanha que elegeu o presidente. Os milhares de blogs com layouts de cartazes, twitters de apoio, vídeos no YouTube, todos eles mostram muito mais que estatísticas de acesso. Criam um relacionamento forte que nenhuma outra mídia conseguiu. E que pode se manter por anos.

Os canais estão todos aí, disponíveis para qualquer marca que queira começar a se relacionar com seu público. E é aí que entra a frase. O mundo, de fato, mudou. Agora é a hora das marcas mudarem. Trocarem a incerteza pelo resultado. As mensagens definitivas pelo relacionamento. O massivo e padronizado pelo individual e customizável. A dispersão de verba pelo seu aproveitamento máximo.

É por todas essas razões que 2009 é o Digital Year. Se você é cliente, dedique parte do seu dia a estudar as possibilidades da interatividade. Se você é agência, divulgue esse manifesto no seu site, blog, Twitter, assinatura de mail e onde mais puder. Assim você ajuda mais e mais pessoas a mudarem com o mundo.

img2009_digitalyear

Anúncios

5 Respostas to “2009 Digital Year !”

  1. Quando a gente acha que está ligado e por dentro das coisas, me deparo com isso no blog do Luli Radfahrer. Antes tarde do que nunca, aderi a camapnha :-]

  2. http://www.boingboing.net/2009/04/21/the-whuffie-factor-a.html

    Hunt’s central thesis is that participating in community and gaining social capital is the fastest, most reliable way to attain success for products, services, causes and movements than advertising and marketing are, and she sets out to re-educate executives and marketing people who haven’t cottoned on to this. There’s something of a holy mission in explaining the networked, twenty-first century reality to successful but out-dated people, if only so that execs get enough religion to give excited junior people rein to do experimental and exciting things online.

  3. Da até um frio na espinha de pensar em todas estas mudanças.
    Mas será q a coisa mudou mesmo ou isso é mais um monte de papéis sem valor q estamos apostando?
    Acho q agora naum da mais pra voltar atras. Mas, será q a gente aguenta o tranco?
    bjnho

  4. Obrigado Rui e Maite pelos comentários. Respondendo os dois em um, eu acredito sim que as pessoas estão mudando, e a situação econômica mundial e o boommm do twitter, as mídias sociais são um reflexo disso. Não acredito que seja um monte de papéis sem valor não, justamente por serem as pessoas que estão mudando. Cansei de ler por ai que a CRISE não chegará na internet e nunca vi tantas oportunidades para profissionais trabalharem com comunicação e web. O conteúdo voltado para o consumidr cada vez mais relevante é o oposto do monte de papéis sem valor, entende ? Temos que nos preparar para entendermos como nos comunicar com pessoas que em breve não assistirão todos os programas de Televisão, baixrão podcast apenas de seus programas favoritos, navegarão em blogs que tenham uma opnião próxima com a dele. A publicidade vai acabar então ?? Com certeza não. Mas as mídias sociais deverão ser usadas pra quem não quiser morrer na praia e continuar tendo audiência sem estar empurrando qualquer coisa guela abaixo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: